11 janeiro, 2006

Alguns factos e marcos históricos

A aldeia de Boassas é um lugar de interesse turístico, cultural e histórico. Esta aldeia já foi vila e cabeça de couto nos meados do Séc. XIII, ao qual, a 15 de Março de 1253, em Santarém, D. Afonso II deu foral.
Espalhados pela aldeia ainda hoje se podem encontrar elementos que revelam o passado em diferentes períodos no tempo.
A Capela de Nossa Senhora da estrela, situada no centro da população, foi edificada em 1710 e restaurada em 1929. Á sua frente encontra-se o Cruzeiro da Independência erguido em 1940.

A Casa do Cubo, junto à capela, que pertenceu à família dos Serpas, da qual se destaca Serpa Pinto, o conhecido explorador das terras africanas, apresenta elementos de várias épocas, sendo que s origem mais antiga da arcada é sugerida pela sua fisionomia, a lembrar as das naves das igrejas românicas. Mas também possui elementos de outras épocas, nomeadamente do séc. XVIII, resultantes da provável necessidade de ampliação do espaço.
A Casa do Fundo da Rua, casa armoriada do séc. XVIII (setecentista), pertenceu também à família dos Serpas, que teve origem em António Rodrigues de Oliveira e Serpa, o Velho, fidalgo da casa real e camarista do rei D. Sebastião. Esta casa localizada na parte baixa da aldeia é por vezes designada por Casa do Fundo de Vila, possui uma vasta área de cultivo e de jardins e um belo miradouro sobre o rio Douro.
Outra casa e quinta que foi propriedade do grande africanista Serpa Pinto foi a Quinta do paço da Serrana, no limite de Boassas e Fundoais, actualmente em ruínas mas ainda com uma pequena e densa floresta de árvores exóticas que outrora fora radiosa.
A Quinta do Revogado é outra casa de nobres pergaminhos.
Em 1938, no concurso "A aldeia mais portuguesa de Portugal", Boassas foi classificada a segunda aldeia mais portuguesa de Portugal e em frente à Casa do Cerrado pode-se ver, ainda hoje, uma lápide comemorativa com a inscrição: VIVA BOASSAS.
Indo mais atrás no tempo, a “Arribada”, aglomerado de casas no centro da aldeia, é o núcleo mais antigo da aldeia de Boassas e que apresenta ainda um acentuado ar mediterrânico. No centro é possível detectar um edifício todo em pedra, de planta quadrangular, agora transformado em habitação e que seria, quanto a alguns historiadores, a fortificação (ribat) que deu a origem ao povoado e ao topónimo Arribada (ou Arrábida). Numa ombreira de porta, de uma antiga azenha no lugar de Boassas, encontra-se uma inscrição com a data de 1072. Aparentemente, a data mais visível transcreve uma outra, localizada mais abaixo, sendo essa, talvez, a original. Independentemente dos problemas que esta inscrição indicia, e partindo do princípio de que é verdadeira, deduzimos tratar-se de um parco vestígio de moçarabismo.

5 Comments:

At janeiro 16, 2006, Blogger greentea said...

acho extremamente interessante a divulgação da história , usos e costumes de pequenos lugares, aldeias onde nascemos, passámos, morámos!

 
At janeiro 16, 2006, Blogger greentea said...

mas parece que os bloguistas não gostam...

 
At janeiro 17, 2006, Blogger NakBrain said...

Por haver quem não gosta este blog, como os outros que estão interligados ao Sardinha em Lata, têm um tema principal e tudo o que neles é postado tem a ver com o tema a que se referem, enquanto que o Sardinha em Lata é um sardinhada de temas, em que misturo o sério da vida, com o cómigo, o real com o irreal, entre outras coisas. Quem procura um tema encontra nos blogs afiliados do Sardinha em Lata; neste nunca sei o que vou postar amanhã até mesmo para mim é imprevisível.
Beijos e volta sempre.

 
At janeiro 17, 2006, Blogger Maria Silva said...

Vivo muito longe, nos Açores, sabemos que foram povoados por gentes de todo o território Português. Este comentário, deve-se ao facto, dos meus ascendentes maternos serem Serpas. Ainda posso encontrar aí algumas origens.

No Alentejo também existe Serpa

????

 
At abril 18, 2008, Anonymous Anónimo said...

eu sou uma eterna apaixonada de Boassas,a minha mãe nasceu lá, mas vivemos no Porto desde que eu nasci.Esta aldeia esta no meu coração e no meu sangue.

 

Enviar um comentário

<< Home

GesSite - Tenha um site em 24h
O seu site em 24h, visual profissional e com backoffice.